Língua, linguagem e educação: Um olhar para o futuro
Evento da Comissão UnB.Futuro.
Data: 06 de junho de 2017, 3. feira, às 14,30hs
Local: Auditório Pompeu de Souza da Faculdade de Comunicação (ICC-Norte/sub solo)
Palestrante: Professora Cilene Rodrigues, Instituto de Neurociências e Cognição /PUC-Rio
Resumo: Darwin (1882:86) escreveu sobre a linguagem humana “an almost infinitely larger power of associating together the most diversified sounds and ideas". A definição de Darwin nos leva a dois problemas relacionados à aquisição de uma língua: o chamado Problema de Platão e o Problema Lógico. O problema de Platão volta-se para a origem do conhecimento: como sabemos tanto sobre a estrutura da nossa língua materna se as evidências são escassas e imperfeitas? O problema lógico expõe a incompletude da aquisição: durante a infância somos expostos à um conjunto finito de dados linguísticos, mas nos tornamos falantes perfeitos, capazes de produzir um número infinito de pares de sons&significado. Nesta palestra, apresentaremos o programa de pesquisa denominado Biolinguística, e discutiremosas respostas propostas para os questionamentos acima. A Biolinguística integra o campo das Neurociências Cognitivas e pesquisas recentes indicam que a linguagem desempenha papel central na organização e estruturação de funções cognitivas de segunda ordem, relacionadas ao raciocínio abstrato e ao comportamento social. Assim, é preciso pensar o modo de ensinar uma língua e de que maneira usar a linguagem como ferramenta cognitiva no sistema educacional, especialmente durante a infância.