Língua, linguagem e educação: Um olhar para o futuro

 

 

 

 

 

Língua, linguagem e educação: Um olhar para o futuro 

 

 

 

Evento da Comissão UnB.Futuro.

Data: 06 de junho de 2017, 3. feira, às 14,30hs

Local: Auditório Pompeu de Souza da Faculdade de Comunicação (ICC-Norte/sub solo)

 

 

 

Palestrante: Professora Cilene Rodrigues, Instituto de Neurociências e Cognição /PUC-Rio

 

 

 

Resumo:   Darwin (1882:86) escreveu sobre a linguagem humana “an almost infinitely larger power of associating together the most diversified sounds and ideas". A definição de Darwin nos leva a dois problemas relacionados à aquisição de uma língua:  o chamado Problema de Platão e o Problema Lógico. O problema de Platão volta-se para a origem do conhecimento: como sabemos tanto sobre a estrutura da nossa  língua materna se as evidências são escassas e imperfeitas? O problema lógico expõe a incompletude da aquisição: durante a infância somos expostos à um conjunto finito de dados linguísticos, mas nos tornamos falantes perfeitos, capazes de produzir um número infinito de  pares de sons&significado. Nesta palestra, apresentaremos o programa de pesquisa denominado Biolinguística, e discutiremosas respostas propostas para os questionamentos acima. A Biolinguística integra o campo das Neurociências Cognitivas e pesquisas recentes indicam que a linguagem desempenha papel central na organização e estruturação de funções cognitivas de segunda ordem, relacionadas ao raciocínio abstrato e ao comportamento social.  Assim, é preciso pensar o modo de ensinar uma língua e de que maneira usar a linguagem como ferramenta cognitiva no sistema educacional, especialmente durante a infância.  

 
Cilene Rodrigues:  É bacharel em Letras e mestre em Linguística pela Universidade de Brasília, PhD pela Universidade de Maryland/Estados Unidos em Teoria Linguística. Foi docente em diferentes universidades nacionais e internacionais (Univ. de Brasília, UNICAMP, Harvard University e University College London). Atualmente é professora e pesquisadora do LAPAL – Laboratório de Processamento e Aquisição da Linguagem e do INCog – Instituto de Neurociências e Cognição da PUC-Rio. Tem interesse em arquitetura da cognição e desordens da gramática frente a  transtornos mentais. Em Teoria Linguística e Linguística Experimental, desenvolve pesquisa sobre princípios universais e variações paramétricas, especialmente sobre recursividade e dependências sintáticas e semânticas.