A Universidade de Brasília por meio do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares em parceria com a Associação Docente da Universidade de Brasília convidam para a Palestra:

"A Crise do Neoliberalismo: Economia, Democracia e Autoritarismo no Mundo Contemporâneo”

Prof. Dr. Alfredo Saad-Filho (Universidade de Londres)

Data: 21 de agosto de 2019 Horário: 18h30
Local: Auditório da AdUnB

Alfredo Saad-Filho é professor de Economia Política na SOAS University of London e Chefe da Escola de Doutorado da SOAS. Ele foi Chefe do Departamento de Estudos de Desenvolvimento da SOAS entre 2006 e 2010, e Oficial Sênior de Assuntos Econômicos da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) em 2011-2012. Alfredo foi agraciado com a Medalha de Honra da Universidade Federal de Goiás, Brasil, em 2014, e o Prêmio de Ensino da Diretora da SOAS, em 2016. Alfredo é formado em Economia pelas Universidades de Brasília (Brasil) e Londres (SOAS), e tem ensinado em universidades e instituições de pesquisa no Brasil, Canadá, Alemanha, Itália, Japão, Moçambique, Suíça e Reino Unido. Seus interesses incluem a economia política do desenvolvimento, a política industrial, o neoliberalismo, a democracia, as políticas econômicas alternativas, o desenvolvimento econômico e político latino-americano, a inflação e a estabilização, e a teoria do valor-trabalho e suas aplicações. Suas publicações acadêmicas incluem 9 livros, 70 artigos em periódicos, 50 capítulos de livros e 30 relatórios e outras contribuições para a ONU e outras agências internacionais, especialmente UNCTAD, UNDP, UN-ESCWA e UN-DESA. Esses escritos abrangem críticas do (pós-) consenso de Washington, as políticas do FMI e do Banco Mundial; alternativas de política econômica em favor dos pobres; análises concretas de políticas fiscais, monetárias, financeiras, balanço de pagamentos e emprego, metas de inflação, uso de recursos e formulação de políticas na África Subsaariana, América Latina (especialmente Brasil) e o Oriente Médio. Seu trabalho foi publicado em duas dúzias de países e em 15 idiomas, e apresentado em mais de 200 eventos acadêmicos em 30 países.

Cartaz Promocional