Professora Mireya Suárez, Deparatamento de Antropologia/UnB, Nepem/Ceam, ADUnB

ADUnB

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília vem manifestar profundo pesar pelo falecimento da professora  Mireya Suarez de Soares.

A professora do Departamento de Antropologia fundou o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher na UnB e teve importante papel como intelectual de referência para a luta feminista no Distrito Federal e no Brasil.

Aos familiares e amigos, as condolências do sindicato e da comunidade acadêmica.

Núcleo de Estudos e de Pesquisa sobre as Mulher /NEPEM/UnB

Departamento de Sociologia/UnB

Estamos profundamente tristes com o falecimento da colega e amiga Professora Mireya Suárez, aposentada pelo Departamento de Antropologia/UnB e colaboradora do Departamento de Sociologia. A professora Mireya foi uma das fundadoras do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres, NEPEM/UnB, em janeiro de 1986, e lá permaneceu por mais de três décadas no desenvolvimento de importantes pesquisas, na docência e, sobretudo, contribuindo de maneira significativa na formação das novas gerações.

Sua destacada dedicação à vida acadêmica, sua seriedade na condição de professora, pesquisadora e orientadora – no domínio das Ciências Sociais, com destaque voltado para os temas menos correntes e prestigiados, como as mulheres e as relações de gênero, a questão racial, as pessoas em situação de vulnerabilidade e as políticas públicas - sempre nos instigou e nos serviu de inspiração.

Seu estímulo e sua presença constantes, dedicação de colega e amiga, uniam, cotidianamente, firmeza e gentileza com serenidade, em que obrigação e liberdade se misturavam. Sua vida, em toda a sua plenitude, nos proporcionou um fraterno convívio!

A professora Mireya sempre nos cativou pela reconhecida disponibilidade, alegria, amizade e pela capacidade de indignação permanente diante das injustiças, das violências contra as mulheres e de todas as formas de violação de direitos. Compartilhamos de uma longa amizade de mais de duas décadas com ela, que se mostrou sempre um ser humano excepcional, íntegro, uma pessoa admirável e leal, com profundo senso institucional no cumprimento de seus deveres e das suas atividades acadêmicas. Uma pessoa que não passou pela vida, mas sua vida foi de ensinamentos cotidianos e não apenas de existir.

Para todos nós - colegas, servidor@s e estudantes – é uma perda irreparável e, em nossas memórias, ficarão os frutos dessa convivência guerreira, da contribuição relevante deixada para as Ciências Sociais e, por fim, do respeito incondicional que serão preservados para sempre!

Sua dedicação integral ao NEPEM, à Universidade e sua vontade incansável de tornar este mundo melhor, assim como a vontade de viver e de lutar pela vida foram extraordinárias! A professora Mireya foi uma guerreira! Lutou a vida inteira! Que sua memória esteja presente em nosso cotidiano e em nossos corações! Que seu exemplo seja seguido pelas novas gerações!

Hoje, as Ciências Sociais e o NEPEM/UnB estão de luto!

E para você, Mireya, que tanto gostava de poesia, oferecemos um verso de Carlos Drummond de Andrade: "As coisas tangíveis tornam-se insensíveis à palma da mão ... Mas as coisas findas muito mais que lindas, essas ficarão".

Todas as colegas do NEPEM e tod@s @s colegas do Departamento de Sociologia expressam as mais sinceras condolências aos filhos, noras e netos/as.