Núcleo de Estudos Agrários - Neagri / Ceam

 

Seminário de Nivelamento e Capacitação Inicial do Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre INCRA e UnB para “Apoio à Implantação e Gestão de Agroindústrias Cooperadas: geração de emprego e renda em Assentamentos de Reforma Agrária”.

 

 

 

 

Parceria entre UNB e Incra é tema de Seminário sobre reforma agrária

 

Seminário de capacitação sobre o Termo de Execução Descentralizada (TED), firmado entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Universidade de Brasília (UNB), para “apoio à implantação e gestão de agroindústrias cooperadas: geração de emprego e renda em Assentamentos de Reforma Agrária” foi realizado nos dias 18 e 19 de fevereiro no auditório do CEAM/UNB, no Campus Darcy Ribeiro.

 

O Seminário teve como objetivo o planejamento das ações da equipe do TED para os próximos meses e revisão do Plano de Trabalho do projeto. Para a diretora do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), professora Maria Lúcia Pinto Leal, o TED celebrado entre INCRA e UnB é mais uma ação de intervenção na sociedade através de ações multidisciplinares, estratégia adotada pelo CEAM.

 

O Seminário contou com a participação de toda a equipe que trabalhará nas áreas administrativas em Brasília e a campo nas oito Unidades Federativas abrangidas pelo TED: DF, ES, GO, MG, MS, MT, RJ e RO . A programação do Seminário iniciou na segunda-feira (18/02) com debates pela manhã sobre Elementos contemporâneos da realidade agrária brasileira e papel do INCRA no contexto atual.

 

Ao falar sobre os Desafios para o desenvolvimento dos assentamentos, o diretor da Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (Concrab), Milton Fornazieri, falou da importância de fortalecer os assentamentos na produção agroecológica de alimentos saudáveis, através da cooperação agrícola.

 

No período da tarde, os participantes discutiram estratégias para atuação com Cadeias Produtivas e questões operacionais do projeto. Na terça-feira, 19, os participantes do Seminário se debruçaram sob a revisão do Plano de Trabalho do projeto, além de definir as linhas estratégicas de pesquisa para o desenvolvimento dos assentamentos.

 

A atividade marca um momento importante para a continuidade dos trabalhos do Núcleo de Estudos Agrários (NEAGRI/CEAM) com Cooperativas e Associações de Assentamentos da Reforma Agrária, voltadas para trabalhos com gestão das cooperativas e fortalecimento de processos agroindustriais. A coordenadora do Neagri, professora Clarice Santos falou da importância desta parceria entre INCRA e UnB, através do Neagri, para o desenvolvimento dos assentamentos da Reforma Agrária.

 

As atividades do projeto iniciaram em dezembro de 2018 e, conforme encaminhado no Seminário, terão como foco nos próximos meses o fortalecimento dos Planos de Gestão das Cooperativas e a elaboração de Planos de Comercialização destas, além da elaboração de um banco de dados por parte da equipe acadêmica.

 

 

 

 

FOTOS 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

Dia 18/02

 

 

  • 9h – 10:15 - Elementos contemporâneos da realidade agrária brasileira e e papel do INCRA no contexto atual (César Aldrighi e Acácio)

 

  • 10:15 – 11h – Desafios para o desenvolvimento dos assentamentos (Milton Fornazieri)

 

  • 11h – 12h - Repasse da realidade dos estados (segundo roteiro enviado) - 15 min. para cada estado

 

  • 12h – 14h – Almoço

 

  • 14h – 15h - Continuidade do Repasse da realidade dos estados

 

  • 15h - 16h - Estratégias de ação para atuação com Cadeias produtivas (Daniel Mâncio e Bárbara)

 

  • 16h às 16:20 – intervalo

 

  • 16:20 – 17:30 - Operacional - Prestação de contas, orientações de relatórios, comunicação da equipe (Bárbara e Estela)

 

 


 

 

Dia 19/02

 

 

  • 8:30 – 9h - Apresentação do Plano de Trabalho (PT) antigo e da proposta do novo PT (Lucas e Michelly)

 

  • 9h – 10h - Redefinição do novo PT

 

  • 10h – 10:20 – Intervalo

 

  • 10:20 – 11h – Continuidade da Redefinição do novo PT

 

  • 11h – 11:30 - Apresentação do Plano de Trabalho da equipe técnica

 

  • 11:30 – 12h - Apresentação do novo Quadro de Funções

 

  • 12h – 14h – Almoço

 

  • 14h – 15h - Apresentação da proposta de pesquisa do projeto e definição de linhas estratégicas de pesquisa para o desenvolvimento dos assentamentos

 

  • 15h – 15:30 - Encaminhamentos

 

 

 

== Página Inicial ==