Sobre:

 

Programa de Internacionalização do CEAM visa fortalecer as atividades de ensino, pesquisa, extensão e publicações que já vêm sendo realizadas e ao mesmo tempo , projetar o Centro nos espaços nacional, regional (priorizando as relações sul-sul), e global.

 

 

Está elaborado em conformidade com a Política de Planejamento Estratégico do Centro para 2017-2018, e com o Plano de Internacionalização da UnB, 2018-2022.

 

 

Partindo das atividades que jé vêm sendo realizadas pelos Núcleos Temáticos e seus Programas de Pós-Graduação, que já incluem aportes internacionais, busca-se tanto a ampliação e consolidação dos mesmos,  como garantir sempre os princípios de excelência acadêmica unidos aos de compromisso social.

 

 

Com vistas a alcançar estes objetivos, programa-se um SEMINÁRIO ESTRATÉGICO PERMANENTE, relacionado aos eixos temáticos estratégicos do Centro (Cultura, Imagem e Oralidade; Contextos Internacionais e regionais; Direitos Humanos, Paz; Sociedade, Cidadania e Desenvolvimento) e que tem caráter internacional, onde se apresentarão conferencistas de diferentes áreas de conhecimento, tanto os que já colaboram com as atividades realizadas no CEAM como com outros representantes institucionais do Brasil e do exterior convidados, que através de convênios, incrementem nossas capacidades.

 

 

O Plano prevê a Coordenação, pelo CEAM, de todas suas atividades internacionais relacionadas com ações de MOBILIDADE (docente, discente), participação em Programas do MEC e de outras agências de fomento à pesquisa, sejam estatais ou privadas; inter-câmbios acadêmicos, redes universitárias, projetos de inovação, publicações, divulgação de trabalhos realizados, entre outras.

 

 

O Programa considera a relação com as estruturas da UnB (INT, DEG,DPG,DPI e DEX) como fundamental apoio para lograr seus objetivos.

 

 Prof. Nielsen de Paula Pires

 

Relacionados:

 

. Plano de Internacionalização UnB (doc PDF)

 

 

. Visita Técnica: Prof. Dr. Fernando Estenssoro Saavedr(13 e 14/agosto/2018) 

 

 

. Seminário Internacional: Desenvolvimento, Democracia e Direitos Humanos (25 e 26/março/2019) 

 

 

. Canal Ceam YouTube - Seminário Internacional (gravação na íntegra

 

 

. Revista Ceam V.5 n1 (junho/2019) - Seminário Internacional 

 

 

. Carta de San Jose - Costa Rica (7/agosto/2019) 

 

 

. Carta de San Jose - doc PDF