Por Luiza Monteiro
Boa Forma

 

 

Durante o inverno, é comum que os bancos de sangue do país fiquem desfalcados, já que essa é a temporada de doenças respiratórias e também quando as pessoas menos saem de casa. Por isso, foi criada, em 2014, a campanha Junho Vermelho, cuja proposta é alertar para a importância de fazer a doação mesmo nessa época do ano. Em 2018, a ação tem como mote o movimento “Eu Dou Sangue”, que visa incentivar a população a realizar o procedimento.

 

 

A situação é ainda mais preocupante neste ano devido a recente greve dos caminhoneiros. Estados de todo o país estão com seus bancos defasados. Em São Paulo, por exemplo, os estoques estão de 30% a 40% mais baixos do que o ideal, segundo a Fundação Pró-Sangue.

 

 

Seja um(a) doador(a)

 

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, estar descansado(a), ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado(a) (evitar comida gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto recente.

 

Também é necessário estar atento(a) ao intervalo entre doações. Mulheres devem esperar 90 dias entre um procedimento e outro; já os homens têm que aguardar 60 dias.

 

 

Fonte: https://boaforma.abril.com.br/saude/quer-doar-sangue-como-saber-se-voce-esta-apta-a-ser-uma-doadora/

 

 

 

== Página Inicial ==