D i r e ç ã o    A t u a l

Viviane de Melo Resende - Doutora em Linguística (Linguagem e Sociedade) pela Universidade de Brasília (UnB), Viviane Resende é professora associada do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP/UnB). É pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UnB), orientando na área de Linguagem e Sociedade, especificamente em Análise de Discurso Crítica, e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI/UnB), orientando na área de Políticas Públicas. Diretora pro tempore do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam). Coordenadora do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/Ceam/UnB). Foi Delegada no Brasil da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (2017-2019), de que é atualmente a vice-presidenta (2019-2021). Em outras associações científicas, é vocal da Junta Diretiva da associação internacional Estudos de Discurso e Sociedad (EDiSo) e secretária do Conselho Executivo do Research Committee 25 (RC25 - Language and Society) da International Sociological Association (ISA). É membra da Red Latinoamericana de Analisis Critico del Discurso y Pobreza (REDLAD). Tem artigos em diversos periódicos nacionais e internacionais, e vários livros publicados na área de estudos críticos do discurso. É editora da Revista Latinoamericana de Estudios del Discurso (ao lado de Teresa Oteiza, da PUC-Chile) e editora para o Brasil e Portugal da revista Discurso & Sociedad. É membra do corpo editorial das revistas Discourse & Society, Cadernos de Linguagem e Sociedade, Sur le Journalisme e Romanica Olomusencia (República Tcheca). É membra da Câmara de Assessoramento Técnico Científico da FAPDF. Realizou estudos pós-doutorais junto ao Poslin/UFMG (2016) e na Universidad Pompeu Fabra, Espanha (2018). Pesquisadora do CNPq (PQ 2, 2015-2017; 2018-2020).

Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/7571778261390094

D i r e ç õ e s   A n t e r i o r e s