Mesa redonda aberta na FUP, direcionada para Coordenadora/es de projetos e programas de extensão - PEAC e Lançamento de livro

O momento exige o diálogo sobre as alternativas concretas construídas nos últimos 15 anos para geração de modelos diferenciados de ensino, pesquisa, extensão quando se trata de colocar em prática as demandas sociais mais amplas da sociedade pela inclusão na universidade.

O direito à ciência e tecnologia é uma destas exigências contemporâneas a que docentes, pesquisadore/as e estudantes não podem deixar de tomar como de primeira ordem entre as prioridades academicas e intelectuais. Há um senso aparentemente comum em torno desta reivindicação: quem não quer a democratização da política científica & tecnológica?

Contudo, há diferentes posições que emergem a partir da crise gerada em 2016 pelo arranjo de poder que tenta entre outras medidas, criar a falsa concepção de que apenas as vinculações entre Universidade-Empresas são a prioridade. Propõe como cenário futuro realizar a transferência de recursos da Educação, Ciência & Tecnologia no País (cerca de 60 bilhões de reais) para fundos privados, ou sob gestão com forte influência empresarial para atrair a pesquisa científica. Inverteu-se o problema: o empresário que não tem o hábito de investir em P&D, passará a ter recursos para atrair mestres e doutores de física, química, biologia, engenharias, áreas tecnológicas?Entender este quebra-cabeça só é possível através de uma minuciosa análise de dados e estatísticas oficiais em séries históricas a fim de alcançarmos uma análise-diagnóstico sobre as relações Universidade-Governo-Empresas e as relações entre a Universidade e a Sociedade.Nesta mesa redonda serão comentados casos de experiencias significativas por meio de licenciaturas e bacharelatos interdisciplinares no Brasil, a partir do REUNI nos anos 2000-2015.

Participantes:

Márcio Florentino (Diretor Técnico do DEX UnB, ex-decano da Univ. Federal do Sul da Bahia);

Marcelo Bizerril (Diretor da Faculdade UnB Planaltina);

Ricardo T. Neder (Área de Ciências Sociais e Humanas da FUP e Coordenador do Nucleo Política Científica tecnológica & Sociedade do CEAM).

Obs.: Após a mesa redonda será lançado o livro (abaixo) dos colegas Ricardo Neder (FUP) e Raquel Moraes (Faculdade de Educação, Cátedra Unesco).

O trabalho publicado pelo grupo de pesquisa (CNPq/UnB) Observatorio do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina (FUP/UnB) tem o seguinte sumário:

Apresentação prof. Titular de Politica Cient. e Tecnologica UNICAMP - Renato Dagnino

1. Critica aos conceitos de ciência e tecnologia;

2. Educação, trabalho e tecnologias no capitalismo informacional;

3. As inconsistências do inovacionismo na universidade;

4. As relações universidade-governo-empresas. (A. Nova produção de conhecimento – NPC; Tripla hélice – TH; Abordagem transversalista da ciência - ATC e O Pensamento Latino-americano Ciência, Tecnologia, Sociedade – PLACTS;

5. A Perspectiva Placts (Pensamento Latinoamericano Ciência, Tecnologia, Sociedade) e os estudos CTS latinoamericanos;

6. Diálogo (I) A Universidade e os Operadores tecnológicos;

7. Diálogo (II) Os operadores tecnológicos e a Democratização do Projeto Tecnológico;

8. Um Cenário Futuro;

9. Diálogo (III) A universidade e a Política de C&T diante da interdisciplina das Novas ciências: contradições & soluções. Conclusão. Posfácio - Rogério Ferreira - A Experiência emergente das novas universidades pós-Reuni: o caso da Universidade.

SERVIÇO:

Organização: Colegiado de Extensão - Área de Ciências Sociais e Humanas e NPCTS - Núcleo de Política Científica, Tecnológica e Sociedade - Altos Estudos CEAM/UnB

DATA: Quarta-feira  -  22.11.17

HORA: 11h às13h