.

 

 

A Editora Universidade de Brasília divulga a ampliação e inovação em sua política editorial. Essa resolução é mais uma etapa de uma nova proposta de gestão editorial que se implanta na Editora Universidade de Brasília, com o propósito de colocar ainda mais a Editora UnB em posição de destaque como fomentadora do conhecimento.

 

Os novos desafios da Editora Universidade de Brasília, a partir deste ano, impõem também a elaboração de novas estratégias de ação com o intuito de atender à crescente demanda por publicações. Dentre essas ações, que alinhadas à compreensão do papel importante da Editora UnB na divulgação do conhecimento e envolvidas com os atuais rumos da UnB, estão as regras vigentes para a publicação de novas obras.

 

Para atender com maior agilidade a essas demandas, a Editora UnB implementou a submissão espontânea de obras para publicação, que deverá ocorrer semestralmente dentro dos seguintes prazos: 2 de janeiro a 28 de fevereiro (2018) e 1º. de julho a 30 de agosto (2017). De acordo com a decisão do Conselho Editorial, nas demais situações, ou as obras serão submetidas a aprovação via edital, ou serão analisadas caso a caso pelo Conselho Editorial. Novas obras encaminhadas para publicação serão submetidas a dupla avaliação cega por pares.

 

Com o intuito de alcançar um público mais variado, a Editora UnB adotou as seguintes linhas editoriais:

 

  • Obras voltadas para as grandes áreas de conhecimento, selecionadas por editais acadêmicos;
  • Obras voltadas para as grandes áreas de conhecimento, em especial as áreas técnicas e da saúde, como forma de reforçar as publicações da Editora UnB nesses campos, em parceria com os departamentos da UnB, programas de pós-graduação e outras instituições públicas ou privadas;
  • Tradução de obras clássicas e contemporâneas; tradução da tradutologia;
  • Obras dos domínios da Filosofia, Relações Internacionais, Direito, Ciências Sociais, Letras, História e outros campos das Ciências Humanas;
  • Obras voltadas para todas as grandes áreas de conhecimento, recebidas em regime de fluxo contínuo e selecionadas pelo Conselho da Editora UnB.

 

 

Selos

Quanto aos selos, a Editora UnB pretende ampliar seu alcance ao público, ofertando novas propostas que visam estreitar laços com a comunidade acadêmica e a sociedade. Foram então aprovados os seguintes selos editoriais:

 

 

Série Ensino de Graduação  -  que podem ser editadas em formato impresso, e-book e podem ter ou não acesso aberto. Serão publicadas obras voltadas à pedagogia e à didática na interface com novas tecnologias, novos métodos e novas abordagens de ensino/aprendizagem; e obras cujo foco é a sala de aula (manuais didáticos dos diversos conteúdos voltados para o ensino/aprendizagem na UnB).

 

 

UnB pesquisa, inovação, ousadia - Essas obras podem ser impressas, editadas em formato e-book e podem ou não ter acesso aberto ou serem comercializadas em lojas virtuais, de acordo com o fomento empenhado nos editais de apoio. Visam atender às demandas de publicações provenientes de editais internos e externos de pesquisa; de apoio de agências, como FAP-DF/CAPES/CNPq; Institutos e Faculdades; Programas de Pós-graduação), de publicações provenientes de projetos de pesquisa, teses premiadas pela CAPES, CNPq, e outras associações de pesquisadores nacionais e ou internacionais. O foco das publicações será voltado para a pesquisa e a inovação, a reflexão sobre questões nacionais e internacionais do mundo contemporâneo, a reflexão sobre a Universidade e seu papel hoje no Brasil e no mundo, entre outras questões da atualidade das ciências e da tecnologia, das letras e das artes, e das ciências humanas.

 

 

EDU/BCE: UnB Livre-  Essas publicações devem integrar uma coleção específica organizada pela Editora UnB e pela Biblioteca Central da UnB,  intitulada UnB Livre. O objetivo desta proposta é o de incentivar e fomentar a publicação de jovens pesquisadores em plataformas de acesso aberto, sem, contudo, se descuidar da editoração, que será realizada segundos os critérios definidos por grande área no Qualis Livros/CAPES. Sua implementação e alimentação da plataforma será de acesso aberto à publicação de trabalhos de pesquisa recomendados pelos Programas de Pós-graduação, ou premiados interna e/ou externamente.

 

 

 

Coleções

 

Para as coleções, a Editora UnB pretende imprimir a marca do inesgotável manancial de pensamentos e lições que se eternizam no tempo. Essa tendência é a de afirmar Coleções já editadas pela Editora UnB e projetar outras que igualmente constituem a proposta de fomentar o pensamento cultural e humanista, bem como lançar luzes e ajudar na compreensão das tensões vividas pelo mundo contemporâneo. Assim, será retomada a reedição de algumas coleções, a exemplo de Poetas do mundo, bem como a implementação de novas coleções, como a Coleção Pensamento contemporâneo -Tempo Agora.

 

A Coleção Pensamento contemporâneo - Tempo Agora  destina-se a publicar interpretações acadêmicas acerca das mudanças e transformações político-culturais dos últimos tempos, no Brasil e no mundo. Apesar de tratar de história recente, a coleção não se propõe a publicar textos escritos no calor da hora, mas pesquisas de fôlego, conduzidas por pensadores experientes, por meio de metodologia rigorosa e modos de exposição inovadores. Necessariamente interdisciplinares, os temas versarão sobre amplos campos da experiência contemporânea, na cultura, política, economia e ciência.

 

Será também editada a Coleção Tradução da tradutologia, que se destinará a publicar tradução de manuais e textos teóricos sobre Estudos da Tradução.

 

Para facilitar a compreensão da nova política editorial e das normas editorias, a Editora UnB publicou um livreto que, de forma didática, possibilita aos autores a consulta às politicas de submissão de obras, bem como propicia agilizar o processo de submissão e comunicação entre as partes. A publicação apresenta um conjunto de critérios e normas editoriais, que visam otimizar o processo de produção da obra em relação ao formato dos arquivos e à adequação do texto.

 

Essa orientação para que os autores, antes de submeterem a obra para publicação, ajustem o texto aos critérios vigentes, está disponível na página da Editora: www.editora.unb.br

 

_____________________      

Descrição: Assinaturas EDU

Editora Universidade Brasília, EDU.
Telefone: (61) 3035-4200
Fax: (61) 3035-4230 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.